ESTUDO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET DO CEFET-MG

Sílvia Calmon de Albuquerque, Adelson de Paula e Silva

Resumo


A expansão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), principalmente da Internet, trazem novas formas e oportunidades para o ensino e a aprendizagem, tanto presencial quanto a distância. Vários recursos e ferramentas, inclusive gratuitos, estão disponíveis para auxiliar os processos de ensino e de aprendizagem, porém é preciso verificar se essas estão sendo bem utilizadas e se são efetivas. Buscou-se com esse trabalho investigar as tecnologias usadas no curso EaD de Informática para Internet do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com o intuito de verificar possíveis pontos de fragilidade. Foram conceituadas várias ferramentas usadas em EaD e as dezesseis mais comuns foram consideradas para o estudo, sendo elas: conteúdo web, fórum, bate papo, glossário, webaula, webconferência, vídeo, videoconferência, videoaula, webaula interativa, wiki, realidade virtual, testes, aulas presenciais, aulas práticas presenciais e aulas práticas virtuais. Fez-se um levantamento dos recursos do Moodle que são usados pelos docentes nas disciplinas do curso. São apresentados gráficos quantificando o uso das ferramentas, tanto síncronas quanto assíncronas, e a relação entre o uso das ferramentas e o resultado dos alunos. Observou-se que a maioria das disciplinas emprega poucas ferramentas e há pouca variação nas ferramentas que são usadas, sendo os testes, o conteúdo Web e o fórum as mais utilizadas. Contudo, não se pode estabelecer uma relação direta entre o número de ferramentas usadas e o resultado dos alunos, porém esse trabalho contribui para indicar quais outras ferramentas podem ser aproveitadas no AVA do curso, como, por exemplo, webaula interativa, glossário e wiki.

Texto completo: PDF