Disponibilizar material didático pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem no ensino presencial: algo novo ou comum na docência?
Resumo
As formas de disponibilização de material didático em sala de aula têm evoluído com o surgimento de novas tecnologias no decorrer das últimas décadas. A atual formação dos educadores e a utilização das TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino a distância podem influenciar diretamente as práticas adotadas no ensino presencial. Para que um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem possa realmente ser utilizado no apoio da educação presencial, o docente deve estar familiarizado com esta poderosa ferramenta de ensino. Este artigo apresenta inicialmente, no marco teórico, um pouco da história das TICs e sua utilização no Brasil; a seguir é apresentado o AVA e uma descrição das TICs que podem ser usadas como meio de distribuição de material didático, aquelas que foram objeto de pergunta específica dentro do questionário utilizado para a pesquisa. O principal objetivo da pesquisa é verificar se o AVA tem sido utilizado como tecnologia de apoio na disponibilização de material didático no ensino presencial. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de abordagem mista e explicativa. Para a coleta de dados a ferramenta utilizada é o questionário. O público alvo desta investigação é formado por professores, estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado) em ciências da educação da Universidad Del Norte – Uninorte. As respostas são apresentadas utilizando-se gráficos e tabelas. A análise dos resultados é apresentada junto com a conclusão. Os resultados desta pesquisa permitem concluir que, para este universo de educadores, o treinamento para o uso do AVA no ensino a distância influenciou positivamente nas práticas do ensino presencial, principalmente quanto à distribuição de material didático.