Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Educação Matemática online: biblioteca interativa ou livro didático dinâmico?

Aparecida Santana de Souza Chiari, Marcelo de Carvalho Borba

Resumo


Este artigo tem o objetivo de discutir o papel transformador da internet em uma disciplina de Álgebra Linear realizada a distância para licenciandos em Matemática. Em particular, analisamos dados de interações entre alunos e professor sobre o Teorema do Núcleo e da Imagem, importante teorema desta disciplina. O trabalho faz parte de uma tese de doutorado, em desenvolvimento, que busca analisar o papel das tecnologias digitais na referida disciplina em algumas Licenciaturas em Matemática à distância vinculadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Por ter parte dos dados produzidos em ambientes online, também são consideradas, na parte metodológica da pesquisa, as alterações que este ambiente traz para a investigação, abordadas por alguns autores da área de Educação Matemática. Para este texto, foram utilizados dados produzidos a partir de observações virtuais no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado em um curso da UAB. Apresentamos no artigo algumas noções sobre a formação de professores online, em particular sobre a formação de professores de Matemática. Dialogamos com autores que discutem o papel dos AVAs em cursos à distância e também com outros que debatem noções como comunicação e interação. Os resultados aqui apresentados apontam que a internet “transformou” o AVA em material didático, uma vez que as interações entre professor e alunos, que ficam automaticamente registradas no ambiente, serviram de fonte de estudo para outros alunos. Elaboramos durante o texto a noção que chamamos provisoriamente de biblioteca interativa, ou livro didático dinâmico, para nos referir a situações como essa.


Texto completo: PDF