A UTILIZAÇÃO DAS TDICs COMO FERRAMENTA INTERATIVA NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR

Daniela Dagostin

Resumo


O desinteresse de alunos das novas gerações que hoje adentram o ensino superior é sentido cotidianamente pelos professores. Com relação a esses alunos, denominados nativos digitais, conforme apontam diversos autores, é difícil manter apenas uma estratégia de ensino. Por isso, para o professor faz-se importante entender as características desses jovens, tentar aproveitar ao máximo as habilidades que já possuem e contribuir para desenvolver outras. Segundo pesquisas feitas pelo IBGE (2011), 98% dos jovens no ensino superior já acessaram a internet. Diante desse contexto, esse artigo tem como objetivo analisar um software educativo, na disciplina de química e discutir as possibilidades de utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino superior, como ferramenta para incentivar a autonomia nos estudos de Cerâmica e tornar a aprendizagem mais dinâmica, despertar a curiosidade do aluno e estimular a reflexão desde que propiciem aos alunos condições de crescimento intelectual e de apropriação crítica dos conteúdos, e não somente os submeterem a um pensar instrumental e operacional. O artigo foi elaborado a partir de estudos teóricos realizados por meio de revisões bibliográficas.


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