TECNOLOGIA, CURRÍCULO E INOVAÇÃO: O ESTADO DA ARTE (2009-2013)

LINA MARIA GONÇALVES

Resumo


No Brasil, o PROUCA - programa de aquisição de computadores portáteis (laptops) para escolas das redes públicas tem permitido aos estudantes o acesso a ferramentas digitais, de forma a inovar o processo ensino-aprendizagem e motivá-los  para a construção do seu próprio conhecimento. Assim, ao começar a investigação sobre os indícios de mudanças inovadoras nos currículos das escolas participantes do PROUCA TO, estabelece-se o estado da arte por meio da busca nas principais bases de dados: portal de teses e dissertações da Capes, portal de periódicos da Capes, Repositório Científico de acesso aberto de Portugal e  Education Resources  Informatic. Foram localizados 179 trabalhos publicados nos últimos 5 anos, em periódicos revisados por pares. Este trabalho apresenta a revisão sistemática da literatura  com os indicadores da incidência de palavras chave em relação a três grandes temas envolvidos neste estudo: Educação, Currículo e Mudança/Inovação com o uso pedagógico das TDIC.   

Texto completo: PDF