AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NOS CURSOS PRESENCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO: DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO ÀS PERCEPÇÕES INICIAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES

Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Rosemery Celeste Petter, Kátia Morosov Alonso, Alexandre Martins dos Anjos

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de implantação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para os cursos presenciais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e as percepções iniciais de um grupo de professores sobre a utilização dos AVAs em sua prática pedagógica. No entendimento de que esse recurso de Tecnologia da Informação e da Comunicação é adaptável a situações educativas diversas, tem sido utilizado em escala crescente pelo universo educacional, e ainda possibilita o incremento de melhorias e diversificação de ações de ensino para o professor, o que reflete no processo da aprendizagem qualitativa pelos alunos, e essa congruência de fatores podem resultar na melhoria educacional, de maneira mais ampla e generalista, a UFMT, com apoio da Secretaria de Tecnologias da Informação e da Comunicação, desenvolveu estratégias de disponibilização de AVAs para professores e alunos da modalidade presencial, e neste sentido, passou a se inserir no contexto da Educação mediada por Tecnologias. O artigo apresenta um detalhamento das etapas realizadas para a consecução dos AVAs, que envolveu desde a implantação de infraestrutura, desenvolvimento de sistemas integradores, definição de design e identidade visual do AVA, pormenoriza o processo de capacitação realizado com os professores, em todos os campi da universidade, com demonstração de dados relativos à capacitação, bem como apresenta a visão de um grupo de professores cursistas acerca do uso desses Ambientes na sua prática pedagógica, coletadas a partir de um questionário aberto, sendo que o resultado da coleta, de certa forma, retrata o nível de aceitação ou possível rejeição desse recurso.


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