FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO TUTOR COMO ORIENTADOR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA EAD

Luciana Massi, Marcelo Giordan

Resumo


A pesquisa assume importância cada vez maior na universidade, ressaltando o papel do orientador de trabalhos acadêmicos. Neste trabalho discutimos a formação e reflexão sobre a atuação de tutores de um curso de educação a distância como orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Rede São Paulo de Formação Docente oferecido pela Universidade de São Paulo. Nele apresentamos o trabalho de formação e acompanhamento dos tutores e a avaliação dessa experiência a partir de um questionário estruturado com questões abertas. Adotamos a Teoria dos Sistemas de Atividade (TSA) para analisar esses resultados, pois ela nos auxilia a analisar dois aspectos fundamentais a pesquisa: 1) a formação do orientador dentro de uma comunidade de prática e 2) a reconfiguração que a modalidade EAD traz para o trabalho de orientação. A partir do questionário foi possível agrupar as respostas escritas dos tutores nas seguintes categorias: organização do trabalho pela coordenação e ferramentas do EAD; comparação entre orientação presencial e a distância; expectativas e formação do orientador. Identificamos vários elementos que apontam para a criação efetiva de uma comunidade de prática; para a reconfiguração de uma disciplina de estudo dirigido de iniciação ao TCC em suporte para o trabalho de orientação; e a reconfiguração de processos fundamentais da orientação, como a escrita e a comunicação, no contexto EAD, em que ela assume novos contornos e produzindo mudanças e desenvolvimento, por exemplo quanto ao papel desse constante registro escrito na apropriação da linguagem acadêmica e na possibilidade de recuperação da memória do trabalho.


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