CURSO FORMAÇÃO DOCENTE EM EaD: ANALISE PARCIAL DOS DADOS DE UM QUESTIONÁRIO ONLINE

Kenia Rosa de Paula Nazario, Marcia Rozenfeld Gomes de Oliveira

Resumo


Frente às novas demandas formativas que estão sendo exigidos diante do avanço das tecnologias digitais, os docentes procuram atualizar sua prática pedagógica por meio de cursos de formação continuada. O presente trabalho traz um recorte da pesquisa de mestrado da autora e apresenta uma análise parcial de dados coletados em um questionário online. Os dados coletados na ferramenta questionário tiveram como objetivo compreender as contribuições do Curso de Formação Docente em EaD para a base de conhecimento visando o desenvolvimento profissional docente. A partir das analises iniciais dos dados foi possível conhecer o repertório de formação dos docentes que concluíram o referido curso de formação continuada no ano de 2013. Nesse contexto, buscou-se compreender de que maneira essas novas aprendizagens podem contribuir para o desenvolvimento profissional dos envolvidos, e como estas aprendizagens podem facilitar a articulação do domínio do conhecimento específico, pedagógico e tecnológico conforme o modelo TPCK.

Texto completo: PDF