O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Ariádne Joseane Félix Quintela, Miguel Fabrício Zamberlan, Lunnara Antunes Zamberlan

Resumo


Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tornaram-se uma ferramenta para a promoção à aprendizagem, à autoria, à formação e à gestão educacional, por meio de suas ferramentas síncronas e assíncronas e outros recursos voltados para o ensino. Dessa forma, o estudo qualitativo em tela, demonstra de que forma o AVA auxilia na gestão da educação a distância, bem como sua implantação e institucionalização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO. Apresentando resultados da pesquisa realizada com estudantes, tutores e gestores com destaque para a gestão pedagógica nos aspectos metodológico, avaliativo, suporte e acompanhamento, em que os índices bom e ótimo ultrapassam 80% no período de 22 de abril a 22 de maio de 2014, assim como, traz uma análise quantitativa quanto aos acessos durante o ano de 2013 em comparação a um mês do ano em exercício, demonstrando o aumento significativo de utilização da plataforma Moodle.

Texto completo: PDF