Seguridade Social, um fórum de discussão!

Inês Vargas Marques

Resumo


O presente artigo analisa a possibilidade de o fórum de discussão contribuir positivamente à permanência dos estudantes nos cursos de formação a distância oferecidos pela Escola da Previdência Social.  Estudaremos a implicação do emprego da linguagem afetiva na comunicação realizada nesses fóruns. Será que o abandono dos cursos diminui se a metodologia incluir fórum de discussão? A evasão pode ser maior nos cursos sem tutoria? A atuação do tutor pode modificar os resultados nos cursos? Partimos das percepções dessa pesquisadora na sua atuação como tutora de cursos a distância para servidores do INSS. Por meio da observação do discurso, a nossa pretensão foi reconhecer quem são os interlocutores que estabelecem a relação dialógica nos processos de ensino-aprendizagem e como se dão os processos comunicacionais através da rede de aprendizagem colaborativa.

Palavras Chave: Escola da Previdência, Educação a distância, Fórum de Discussão, Evasão, Afetividade.

 


Texto completo: PDF