PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO SOBRE TEMAS RELACIONADOS A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Márcia Azevedo Coelho

Resumo


As tecnologiasda informação e comunicação (TIC) no ambiente educacional e para a educaçãoconfiguram-se como requisitos para desenvolvimento sustentável no séc. XXI.Essa relação intrínseca entre desenvolvimento e apropriação das novastecnologias requer, por um lado, a integração das TIC nos processos deensino-aprendizagem e, por outro, docentes qualificados para promover, não só aalfabetização tecnológica, mas, sobretudo, o aprofundamento e a criação doconhecimento. Este trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa Percepção dos professores de ensino médiosobre temas relacionados a ciência e tecnologia(PPEMCT/Labjor-Unicamp)correlacionando-osao Projeto Padrões de Competência em TICpara Professores (ICT-CST/ Unesco). Os resultados da pesquisa demonstraramque os docentes, apesar de terem a percepção da importância das TIC na educaçãoatual, ainda seguem o paradigma das tecnologias como ferramentas, utilizando-asde forma pouco atrelada a suas práticas pedagógicas e ao seu trabalho naorganização escolar como um todo.

Texto completo: PDF