REFLEXÕES DE LICENCIANDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DURANTE ESTÁGIOS CURRICULARES POR MEIO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: PARÂMETROS DE ANÁLISE

Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld

Resumo


Partindo de estudos que reconhecem que algumas ferramentas computacionais passaram de meros artefatos a espaços conversacionais reelaborados, o presente trabalho tem como objetivo discutir a comunicação mediada por computador e apresentar um modelo de análise de discussões em fóruns. Tal modelo foi desenvolvido durante uma pesquisa que focalizou reflexões online de licenciandos em Letras durante suas práticas em situação de estágio curricular. Com base nos pressupostos de Modelo de Investigação Crítica (GARRISON et al., 2000, 2003), da Linguística Sistêmico Funcional (HALLIDAY, 1994) e nos tipos de movimentos conversacionais propostos por Eggins e Slade (1997), foram identificadas diferentes fases nas discussões dos tópicos dos fóruns analisados. A partir dos subsídios teóricos selecionados e de nossas análises, foi possível concluir que os fóruns online podem se constituir importante instrumento para a reflexão e o pensamento crítico de futuros professores.

Texto completo: PDF