EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ELITES E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Josenir Hayne Gomes, João Carlos Relvão Caetano

Resumo


A complexidade e a dinâmica que perpassa os novos sistemas de educação superior a distância permitem-nos dizer que as pessoas abrangidas ainda estão na fase de entendimento de todo o processo. Muitas soluções legais estão, por outro lado, ainda dependentes de serem testadas, e os sistemas continuam evoluindo intensamente. No Brasil e em Portugal, à qual os autores se encontram ligados, o que lhes dá uma posição crítica sobre a matéria, julgam os mesmos que é urgente  pensar na Educação a Distância como uma forma de contribuição para a formação de cidadãos empenhados socialmente, dados os processos de aprendizagem de que participam. A educação a distância está hoje, indiscutivelmente, a serviço da democratização do conhecimento, devido à sua flexibilidade. Essa questão é ainda analisada à luz do papel social que tradicionalmente é atribuído às elites universitárias (professores como estudantes), em face da referida democratização do ensino superior.


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