A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE PARA O APOIO AO ENSINO PRESENCIAL COM FOCO NA INTERAÇÃO EM UMA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO.

Antonio Luiz Santana, Dulce Marcia Cruz Cruz

Resumo


O desenvolvimento tecnológico e a constante emergência de novos processos exigem do cidadão uma contínua formação tanto para a comunicação pessoal quanto para a vida profissional. O acesso e o domínio de ferramentas tecnológicas emergem como alternativa para a gestão do conhecimento na sociedade contemporânea e o papel do professor e do aluno tende a ser questionado e repensado. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a utilização do Moodle como apoio ao ensino presencial na disciplina Teorias de Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Mestrado Profissional da UFES, com foco na interação da atividade Fórum. A investigação foi conduzida a partir da construção de uma sala online para a disciplina no Ambiente Moodle através de estudo de caso em uma perspectiva exploratória. Os resultados revelam que a sala online atendeu às expectativas dos alunos e do professor, pois viabilizou um maior contato e interação na execução da disciplina presencial.


Texto completo: PDF ()