Novas tecnologias de informação e comunicação, mediações pedagógicas e EaD, um exemplo prático na formação de professores

Hélio José Santos Maia

Resumo


O presente trabalho traz um relato de experiências nas temáticas que envolvem as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no âmbito do curso de Licenciatura em Artes Cênicas na modalidade a distância da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), distribuídas em quatro disciplinas de caráter prático envolvendo o conhecimento e a habilitação dos cursistas para a utilização criativa dessas ferramentas em apoio ao trabalho pedagógico. Na construção desse texto foram utilizadas análises das opiniões dos próprios cursistas extraídas dos diversos fóruns de discussão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em que as disciplinas foram montadas, bem como as memórias do percurso das disciplinas. Procura-se nesse texto, entender como ocorreu o processo de formação, as dificuldades apresentadas no transcurso e os ganhos alcançados.


Texto completo: PDF