QUALIDADE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE TUTORIA PRESENCIAL DO POLO UAB/UNB DE CARINHANHA/BA E A PERMANÊNCIA DO ALUNO NOS CURSOS

Geany Pereira de Sousa, Danielle Xabregas Pamplona Nogueira

Resumo


Este artigo parte do pressuposto de que a tutoria presencial é um dos pilares da qualidade na EAD. Busca analisar a relação entre a tutoria presencial no Polo de Apoio Presencial da UAB/UAB em Carinhanha - BA e a permanência dos alunos nos cursos a distância de Pedagogia e Letras. A pesquisa exploratória teve como sujeitos tutores presenciais e estudantes dos referidos cursos. A análise documental buscou compreender a função desse tutor e um questionário captou a percepção dos tutores e alunos quanto à tutoria presencial. A análise dos dados coletados e o referencial teórico estudado relevaram a importância do tutor presencial para o aluno. Os sujeitos concordam que a tutoria presencial contribui para a permanência no curso. Foi constatado que existe uma relação entre grau de satisfação com a tutoria presencial, por parte dos alunos, e a taxa de permanência de alunos nos cursos. Concluiu-se que a tutoria presencial, nesse polo, contribui para a permanência do aluno no curso.

Texto completo: PDF