DOCÊNCIA VIRTUAL EM EDUCAÇÃO MUSICAL: Um estudo sobre adequações pedagógicas para o ensino de música a distância

André Corrêa, Daniel Mill

Resumo


Neste artigo apresentamos as adequações pedagógicas de docentes virtuais de um curso de Licenciatura em Educação Musical na modalidade de Educação a distância (EaD). A investigação foi de natureza qualitativa e utilizou de questionários online e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados com um referencial teórico de Educação, Educação Musical e EaD. Os dados mostram que a EaD tem limitações de ordem técnica e tecnológica, potenciais e até mesmo algumas vantagens em relação à modalidade presencial no ensino de música, como é o caso de um atendimento individualizado ao aluno que a EaD proporciona. As disciplinas são construídas com o uso de diversas mídias com destaque para a ferramenta de vídeo e recursos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Muitas das adequações dos docentes virtuais também têm a ver com o aprendizado do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e de formas de interação virtual.

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