Acesso aberto na educação a distância: A experiência da SEaD-UFSCar

Elis Gabriela Copa dos Santos, Débora Cristina Masseto, Joice Lee Otsuka, Ariadne Chloë Mary Furnival

Resumo


O presente artigo tem como objetivo compartilhar a experiência da Secretaria Geral de Educação à distância (SEaD) da UFSCar, com o intuito de contribuir com outras instituições que pretendam implantar os seus repositórios digitais de recursos educacionais abertos. Dentro desse contexto, a SEaD implantou, em 2011, o Repositório Digital de Recursos Educacionais Livre Saber (LiSa), um repositório digital de acesso livre, onde um acervo de materiais produzidos para os cursos da modalidade EaD da UFSCar está sendo organizado para acesso público. Neste relato, foi realizada a apresentação dos processos que envolvem a avaliação, a catalogação e a publicação de materiais didáticos, assim como, informações detalhadas sobre o LiSa, tais como estrutura; arquivamento; autorização e licenciamento; acessibilidade; metadados; catalogação e fluxo de depósito. A partir dos processos apresentados, reflexões sobre o acesso aberto e a importância da organização desses recursos educacionais em repositórios digitais se fazem presentes.

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