O PROCESSO INTERATIVO NO FÓRUM ON-LINE NO CURSO GESTÃO DE POLOS

Heloisa Helena Duval de Azevedo, José Eduardo Nunes Vargas

Resumo


Este artigo buscou identificar através de abordagens qualitativas, alicerçadas por números quantitativos, as participações nos fóruns, em se tratando de espaços avaliativos, junto ao Curso de Especialização em Gestão de Polos, da Universidade Federal de Pelotas. Para tanto foi verificado o número de fóruns promovidos pelos componentes curriculares, privilegiando aqueles avaliados, bem como definindo seus conteúdos e as porcentagens acerca de cada avaliação. Foram utilizadas informações contidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, através de análise quali-quantitativa dos dados. Constatou-se que todas as disciplinas fizeram uso da ferramenta em estudo, inicialmente sem enfoque avaliativo, para, após, devido à relevância adquirida, tornar-se parte didático-pedagógica dos componentes curriculares, a partir de enfoque avaliativo, aumentando o significado do fórum, como espaço de interação e aprendizagem.

 


Texto completo: PDF