AS NOVAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PRÓ-ATIVAS E INOVADORAS NO MESTRADO PROFISSIONAL: CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA

Rosangela Andrade Aukar de Camargo de Camargo, Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Luciana Mara Monti Fonseca, Cristina Yuri Nakata Hara, Marcelo Duarte Ferrari

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a construção pedagógica da disciplina “Tecnologias educacionais pró-ativas e inovadoras” do Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de São Paulo como modalidade de pós-graduação stricto sensu por 3 docentes e 2 alunos de mestrado. Num primeiro momento, foi elaborada uma revisão do referencial teórico sobre processos formativos de educadores, depois selecionados os conteúdos que pudessem suscitar discussões críticas e reflexivas a partir de ações construídas coletivamente pelos alunos. Discute-se o desafio de construir significados ao processo de educar com tecnologias inovadoras, a partir de uma método ativo, pretende  criar espaços para o diálogo face a face e virtual. A disciplina é  desenvolvida em 5 encontros de 4 horas e mediada pelo Moodle Stoa. A proposta contou com a inscrição de 25 pós-graduandos, 88,4% de enfermeiros e 11,6% de outros profissionais.

 


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