SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE APRENDIZAGEM E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO TEÓRICA E POSSIBILIDADES PARA PESQUISA

Paulo Cristiano de Oliveira, Marina Keiko Nakayama

Resumo


O estudo da relação dos sistemas de gerenciamento de aprendizagem, popularmente conhecidos como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com a gestão da Educação a Distância (EaD) pode aperfeiçoar questões educacionais, organizacionais e tecnológicas da modalidade. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão teórica sobre os AVA e a gestão da EaD. Para tanto, a literatura da área foi revisada e, por meio de um texto analítico, se buscou conceituar criticamente as contribuições teóricas encontradas. Neste artigo demonstra-se que há lacunas nas teorias da área de EaD, especialmente no que se refere à compreensão da visão dos gestores a respeito do papel dos AVA para a gestão da modalidade, pois essa questão não foi apresentada de forma aprofundada por nenhum dos estudos encontrados no quadro teórico. Ao final, são discutidas possibilidades de pesquisa associadas ao tema.

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