ENCURTANDO DISTÂNCIAS: EAD, UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE DEMOCRATIZA O CONHECIMENTO

Maria Helena Cicci Romero, Luciana Charão de Oliveira, Marisa Pinheiro Mourao

Resumo


O objetivo deste texto é apresentar alguns antecedentes da Educação a Distância (EaD), assim como traçar um panorama da evolução dos processos que envolvem esta modalidade educativa. Para tanto, vários elementos que vão desde as principais ações que envolvem o “ensinar a distância” são relatados para entendermos a EaD, especialmente, após a sua regulamentação (Lei n. 9.394/1996; Decreto n. 5.622/2005). Assim, apontamos que essa modalidade tem avançado, paulatinamente, no cenário nacional. Neste ínterim, as experiências brasileiras têm tido continuidade e indicadores de sucesso, apresentando uma proposta metodológica de caráter inclusivo, que contribui para a expansão e democratização do conhecimento, em um País de dimensões continentais como o Brasil. Por fim, para fundamentar essa discussão será utilizada neste artigo uma revisão bibliográfica e documental.

Palavras-chave: Educação a Distância, histórico, programas governamentais.

 


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