DO DESIGN INSTRUCIONAL FIXO AO CONTEXTUALIZADO: ANÁLISE DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO OFERECIDO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Luciana Mendonça Rodrigues, Lúcia Carvalho Moreira Dias

Resumo


A partir do novo modelo de Educação a Distância, amparado pela expansão da tecnologia da informação e comunicação, surge a necessidade da presença de um profissional responsável por criar estruturas próprias com métodos, técnicas e tecnologias apropriadas para tornar cursos a distância eficazes. Este profissional, o designer instrucional possui um perfil interdisciplinar nas áreas de educação, comunicação e tecnologia. Apesar da responsabilidade de seu trabalho, presencia-se certo desconhecimento por parte de alguns, quanto à sua importância para potencializar e aprimorar cursos desta modalidade. Nosso artigo tem o objetivo de discutir e elucidar a definição de design instrucional e seu papel na EaD e apresentar uma análise do modelo de design instrucional de um curso de pós-graduação nesta modalidade oferecido por uma Universidade do Sul de Minas, utilizando como balizadores os modelos propostos por Filatro (2008): design fixo, design aberto e design contextualizado. Esta análise foi realizada por duas designers instrucionais dessa mesma instituição.


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