FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR TUTOR NO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: O PERCURSO DE UMA PESQUISA

Roberta Rossi Oliveira Palermo

Resumo


Esta pesquisa objetiva apresentar uma análise sobre a temática formação e identidade do professor tutor no ensino superior na modalidade a distância. Trata-se de pesquisa bibliográfica (teses e dissertações brasileiras na área da educação – 2001 a 2010) realizada com o apoio teórico de autores como C. Dubar, C. Marcelo Garcia, D. Vaillant, M. Tardif e D. Raymond. Os resultados indicam que das relações estabelecidas entre formação e identidade do professor tutor, destaca-se: a não existência, no início da carreira docente na modalidade a distância, de uma preparação para seu exercício, uma vez que a função de tutor não compõe a carreira de professor. Tais resultados permitem compreender os fatores que interferem nesse processo: contextos e percursos sociais, relacionais e profissionais, bem como das relações de poder nos espaços institucionais.

 

 


Texto completo: PDF