O desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) de Educação Geral voltado para a formação continuada de professores: Uma breve análise de aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e pedagógicos

Cássio Ricardo Fares Riedo, Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Joyce Wassem, Marta Fernandes Garcia

Resumo


Os avanços tecnológicos, além de estimular novos modos de interação social, têm proporcionado à Educação a Distância (EaD) condições cada vez mais favoráveis para a disseminação do conhecimento a um número maior de pessoas, tornando-a popular. Apesar e justamente pela alta taxa de crescimento de usuários em EaD na atualidade, ainda é necessário desenvolver pesquisas para aferir o uso de tais tecnologias no processo de ensino e aprendizagem e sobre seu alcance educacional e social. Este trabalho apresenta um projeto de desenvolvimento de MOOC sobre Educação Geral, voltado para a formação continuada de professores e se propõe a analisar questões tecnológicas, econômicas, sociais e pedagógicas. O suporte à interação dos participantes pode ser considerado fundamental para atingir bons resultados, pois, idealmente, os conceitos de abertura, abrangência e participação vão ao encontro de propostas de democratização do conhecimento.

Texto completo: PDF