O CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ONLINE

Luciane Magalhães Corte Real, Silvana Corbellini, Juliana Paiva Palhares, Adriana Martins

Resumo


Trata-se de um relato de experiência de uma pesquisa qualitativa na forma de um estudo de caso de uma turma de um curso de Pós Graduação na modalidade a distância em uma Universidade Federal. O objetivo foi investigar a flexibilização do currículo e a oferta de atividades diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem. O Curso foi se estruturando e reestruturando no próprio processo do Curso, tanto em relação ao currículo quanto as atividades. A teoria que fundamentou a proposta de Curso e direcionou a análise dos dados foi a epistemologia genética piagetiana. As TICs atuaram como propulsoras de diversos tipos de interações, tanto de forma síncrona, como assíncrona, possibilitando que o processo de ensino aprendizagem adquira maior qualidade. A flexibilização do currículo proporcionou que o Curso se aproximasse dos interesses e experiências dos alunos gerando aprendizagem tanto nos professores como nos alunos.


Texto completo: PDF