Desenvolvimento de um MOOC (Massive Open Online Course) sobre a história da atenção ao parto e nascimento para a formação continuada de professores

Cássio Ricardo Fares Riedo, Joyce Wassem, Luciana Palharini

Resumo


O modelo atual de assistência ao parto e nascimento no Brasil tem sido alvo de críticas de muitos especialistas da área médica, apontado como exageradamente intervencionista, impessoal e tecnicista. Diversos estudos têm apontado a dificuldade ou inexistência do acesso a informações sobre a atenção ao parto e nascimento. Não foram encontradas práticas pedagógicas e reflexões sobre o tema, evidenciando sua ausência na escola e a necessidade de inserção curricular na formação de professores. A modalidade MOOC foi pensada como possibilidade de ampliar o debate para além da fronteira acadêmica, principalmente na formação de professores, mas não se limitando a eles. A proposta apresenta o desenvolvimento de um curso sobre a história da medicalização da atenção ao parto e nascimento possibilitando alcançar uma população mais ampla e de lugares mais remotos do país. A equipe de coordenação composta por profissionais de diferentes áreas: Educação, Psicologia, Saúde e História da Ciência.

Texto completo: PDF