TECNOLOGIAS PARA O ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Aliete Rosa

Resumo


O uso da tecnologia na Educação Básica é tema de ampla discussão, mas pouco discutido no Ensino Superior. Esse fato impõe uma questão maior: formar novos professores para o uso de objetos de aprendizagem virtuais que contribuam para a construção do conhecimento em futuras práticas. Este trabalho tratará do desafio do uso e da criação de objetos de aprendizagens por professores e para professores no Ensino Superior. A questão, surgida de prática de sala de aula na Academia, incentiva alunos à criação de atividades que façam uso da tecnologia na escola, assim como, para a criação softwares com vistas ao ensino. Trataremos de mediação pedagógica e uso da tecnologia (MASETTO, 2006); discutiremos concepções para criação de objetos e resultados de projetos e softwares criados por alunos do Ensino Superior os quais atestam que é possível mobilizar futuros professores a usarem os aparatos digitais para ampliação de conhecimentos.

 


Texto completo: PDF