CICLO BÁSICO DE FÍSICA: DESAFIOS E SOLUÇOES DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS

Wagner J. B. Corradi, Fernanda Araújo Coutinho Campos, Priscila Rezende Moreira, Filipe Andrade Ferreira, Sarah Faria Fernandes, Carlos Basílio Pinheiro, Silvia Helena Paixão Alencar, Reinaldo Oliveira Vianna

Resumo


Visando melhorar a qualidade das disciplinas do ciclo básico de física, o corpo docente do Departamento de Física da UFMG desenvolveu um projeto de disciplinas semipresenciais que já passou por quatro fases: planejamento (2000-2003); implementação (2004-2006); ampliação (2007-2010) e massificação (2011-2013). Para oferecer um número maior de  vagas sem perda da qualidade o material impresso foi reestruturado. Foi elaborado um banco de questões para o aluno manter um ritmo de estudo adequado, através de avaliações semanais curtas, assim como videoaulas com resolução de problemas mais elaborados, permitindo revisão das explicações. Como resultado, nas disciplinas Fundamentos de Mecânica e Fundamentos de Termodinâmica, o percentual de aprovação nas turmas a distância melhorou para 60% - 70%, compatível com as turmas presenciais. O número de infrequentes abaixou para 20%. Na disciplina FTERDIST as provas foram aplicadas no computador, indicando que a metodologia aplicada é válida.

Texto completo: PDF