FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA QUANTO ÀS POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SERVIÇO
Resumo
Sabe-se que a educação a distância democratiza e facilita o acesso à escolarização, sendo uma importante ferramenta de qualificação em cursos de formação continuada a distância ofertados aos educadores em serviço. A partir de um questionário, respondido por acadêmicos do curso de pedagogia, objetivou-se analisar as representações sociais destes graduandos quanto aos aspectos que permeiam a formação continuada, ofertada na modalidade a distância, oferecida aos educadores em serviço. Uma das questões dissertativas, a qual foi foco da análise apresentada neste trabalho, concentrou-se em analisar as percepções dos participantes quanto às potencialidades dos cursos de formação continuada a distância para o exercício dos docentes em atuação na educação básica e quais as vantagens desta modalidade quando comparados ao ensino presencial. Muitos participantes apontaram benefícios já destacados pela literatura, como o aprimoramento de conhecimentos, a obtenção de novos saberes e a flexibilidade de horários, sendo estes últimos valorosos aos professores da educação básica, profissionais conhecidos por desempenharem suas funções em dois ou mais turnos de trabalho. Tais aspectos merecem a atenção dos profissionais, atuantes na educação a distância, que considerarão as expectativas dos docentes quanto à modalidade antes do planejamento e da promoção de seus cursos, o que trará maior credibilidade e chances de êxito à oferta destes. Além disso, as instituições de ensino superior, com base nas representações de seus acadêmicos, poderão incrementar a formação inicial dos futuros educadores, que se tornarão profissionais engajados na formação continuada a distância e com perspectivas mais reais de uma qualificação contextualizada às expectativas da educação a distância.