FORMAÇÃO CONTINUADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA QUANTO ÀS POTENCIALIDADES DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM SERVIÇO

Letícia Mendonça Lopes Ribeiro, Adelzita Valéria Pacheco de Souza, Adriane Corrêa da Silva, Rogério de Freitas Lacerda, Antônio Carlos Fonseca Pontes Junior

Resumo


Sabe-se que a educação a distância democratiza e facilita o acesso à escolarização, sendo uma importante ferramenta de qualificação em cursos de formação continuada a distância ofertados aos educadores em serviço.  A partir de um questionário, respondido por acadêmicos do curso de pedagogia, objetivou-se analisar as representações sociais destes graduandos quanto aos aspectos que permeiam a formação continuada, ofertada na modalidade a distância, oferecida aos educadores em serviço. Uma das questões dissertativas, a qual foi foco da análise apresentada neste trabalho, concentrou-se em analisar as percepções dos participantes quanto às potencialidades dos cursos de formação continuada a distância para o exercício dos docentes em atuação na educação básica e quais as vantagens desta modalidade quando comparados ao ensino presencial. Muitos participantes apontaram benefícios já destacados pela literatura, como o aprimoramento de conhecimentos, a obtenção de novos saberes e a flexibilidade de horários, sendo estes últimos valorosos aos professores da educação básica, profissionais conhecidos por desempenharem suas funções em dois ou mais turnos de trabalho. Tais aspectos merecem a atenção dos profissionais, atuantes na educação a distância, que considerarão as expectativas dos docentes quanto à modalidade antes do planejamento e da promoção de seus cursos, o que trará maior credibilidade e chances de êxito à oferta destes. Além disso, as instituições de ensino superior, com base nas representações de seus acadêmicos, poderão incrementar a formação inicial dos futuros educadores, que se tornarão profissionais engajados na formação continuada a distância e com perspectivas mais reais de uma qualificação contextualizada às expectativas da educação a distância.

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