Contribuições da tutoria virtual para a aprendizagem da docência

Priscila Menarin Cesario, Daniel Mill

Resumo


A presente proposta de pesquisa tem por objetivo analisar como se desenvolve a aprendizagem da docência pela prática da tutoria virtual. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e quantitativa e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma, foram analisados o perfil e formação dos tutores virtuais, os saberes necessários à tutoria virtual e os saberes presentes nos cursos de formação de tutores virtuais. Os resultados parciais demonstram que a aprendizagem da docência virtual está diretamente ligada à formação e saberes dos tutores virtuais. Percebe-se também que a Educação a Distância está caminhando em direção a um aumento de tutores virtuais qualificados para exercer a tutoria, com formação na área da docência, com pós-graduação e cursos específicos para o exercício da docência nesta modalidade de ensino, contribuindo assim para a aprendizagem da docência nesta modalidade. Entretanto, eles ainda não possuem um reconhecimento docente equivalente a um docente do Ensino Superior presencial.


Texto completo: PDF