A avaliação da aprendizagem e o Portfólio como instrumento de avaliação formativa

Ricardo Baratella

Resumo


Há muito se tem falado sobre as vantagens do Portfólio como um instrumento formativo de avaliação da aprendizagem, mas sabemos que as indagações acerca de como ocorre a sua construção ainda são questões pouco discutidas. Os sujeitos dessa pesquisa são 150 alunos do curso de Ciências Biológicas, de oito polos de apoio presencial, que estão cursando as etapas finais da sua formação. O trabalho tem como objetivo, identificar e analisar as Representações Sociais que os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na modalidade a distância, de  uma Universidade mineira estão construindo sobre a realização do Portfólio como instrumento de avaliação formativa. A investigação envolve pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Os dados que foram levantados neste estudo contribuirão com discussões e reflexões que auxiliem docentes e licenciandos, que utilizam ou tem intenção de utilizar o Portfólio, a terem clareza de sua finalidade como instrumento de avaliação formativa na Educação a Distância, para a melhoria de ações educacionais.

Palavras-chave: Portólio. Avaliação. EAD. Representações Sociais.

 


Texto completo: PDF