UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO HÍBRIDO UTILIZANDO A PLATAFORMA GOOGLE SALA DE AULA

Ives da Silva Duque Pereira

Resumo


O presente trabalho pretende demonstrar o processo de planejamento e escolha da utilização de ferramentas, de tecnologia de informação e comunicação, no ensino de geografia no ensino médio. Baseado em um modelo pedagógico de Ensino à Distância proposto por Behar, chegou-se a plataforma Google Sala de Aula (Classroom) como melhor ferramenta para atingir os objetivos de um ensino hibrido. A utilização deste ambiente virtual de aprendizagem, teve nos fóruns temáticos, uma estrita relação com as aulas presenciais, onde foram desenvolvidas atividades voltadas para o currículo bimestral, com conteúdos sobre a produção agrícola no Brasil e no mundo. Percebeu-se um protagonismo dos alunos em que estes participaram da construção do saber ao escolherem as ferramentas, dentro das muitas possibilidades da plataforma, para  debater temas que partiam de sua própria realidade.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.