POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM MÚLTIPLA EM UM CURSO DE MÚSICA EAD

Katia Duarte, Marianne Coelho, Renato Alves

Resumo


O trabalho apresenta relato da experiência discente e profissional de três egressos do PROLICENMUS[i], por se tratar do primeiro curso EAD em Música no Brasil, as provas de habilidade específica e prática instrumental foram classificatórias, possibilitando assim ingresso de indivíduos com diversos níveis de conhecimentos musicais e tecnológicos. Diante desse público heterogêneo, mostra-se como a Matriz Curricular contribuiu para fundamentar e suportar essa demanda. O objetivo é evidenciar como o formato dessa Graduação, colaborou para a formação profissional e acadêmica desses professores-alunos, à medida que as ferramentas tecnológicas foram gradualmente inseridas em suas práticas. Apresentaremos desafios pedagógicos enfrentados por esses educandos durante o curso e quais estratégias cada um deles escolheu seguir após interação nas Interdisciplinas da grade curricular. Por ter sido edição única, procurou-se proporcionar a emergência de estruturas cognitivas, afetivas e psicomotoras que suportassem e promovessem o conhecimento decorrente da musicalidade no trabalho com pessoas adultas musicalizadas ou não, mas com vontade de aprender, estimulando crescimento profissional e pessoal, simultaneamente. Após aprovação da Lei 13.278/16[ii], a procura pela área cresceu consideravelmente; contudo, pesquisas sobre o ensino de Música em EAD é ainda incipiente. Aqui, apresenta-se a arquitetura pedagógica como sendo uma, dentre alternativas de ampliação dos debates.


[i] O curso PROLICENMUS - Licenciatura em Música modalidade EAD da UFRGS e outras seis Universidades Parceiras, vinculado ao Programa Pró-Licenciaturas (Resolução CD/FNDE 034/2005), foi o primeiro curso de graduação a distância em Música aprovado pelo MEC, com polos em quatro regiões do Brasil, oferecendo 840 vagas (UFRGS, 2012).

 

[ii] A Lei nº 13.278 de 02 de Maio de 2016, torna a música componente curricular substituindo a Lei nº 11.769/08 onde a música era tida como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo.

 

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.