A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM AULAS DE FÍSICA

WALLYN VIEIRA DA SILVA, MADILEIDE DE OLIVEIRA DUARTE

Resumo


O Coordenador Pedagógico é conduzido a assumir várias funções na escola, muitas vezes colocando em segundo plano suas reais atribuições. Isto posto, a presente pesquisa discute como se dar a relação de trabalho entre o coordenador pedagógico e o professor de física na Educação Básica. As observações nas aulas de física nas escolas de educação básica, com os estágios supervisionados e atividades propostas pelos Projetos Integradores ao longo do curso de licenciatura em física reforçaram a preocupação com o papel do coordenador pedagógico na escola, junto ao trabalho do professor. Chegamos algumas conclusões: 1) o professor coordenador deve identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho de qualidade, teórico-metodologicamente planejados, bem como a permanente formação continuada; 2) se faz necessário um estreitamento na comunicação e nas informações diárias, com a finalidade de ambos contribuírem para o aperfeiçoamento da prática docente dinamizando a forma de ensinar para uma maior contextualização dos conteúdos; 3) o trabalho em conjunto entre estes dois profissionais especializados favorece que o aluno se aproprie de maneira mais imediata dos conhecimentos necessários dentro da área de conhecimento e áreas interdisciplinares, através da investigação, comparação e interpretação. Por fim, quando o professor de física não encontra apoio especializado, e mesmo que encontre, seu trabalho deverá ser sempre atualizado, teorizado e contextualizado visando à aprendizagem dos alunos da educação básica o mais autônomo e significativo possíveis. Tais considerações/clareza foram possíveis através dos aprendizados como estudante da EaD em física na graduação, que nos estágios supervisionados e Projetos Integradores às aproximações entre a educação formal e o trabalho na escola se tornam possíveis e necessárias.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.