Prática docente do tutor no processo de ensino aprendizagem a partir do uso dos planos de tutoria na EaD da UAB

Emmanuele Maria Costa, Cleide Jane Sá Araújo Costa

Resumo


Este artigo tem como argumento central a prática docente do tutor a partir do uso dos planos de tutoria no contexto da EAD/UAB. Este, por sua vez, é um instrumento que orienta as atividades do tutor tendo como proposta nortear suas ações pedagógicas,pontuando suas atividades e guiando os procedimentos para o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos.Teve como questionamento evidenciar como o plano de tutoria auxilia a prática pedagógica do tutor online no processo de ensino e aprendizagem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? Teve como objetivo analisar se os planos de tutoria são efetivos na ação docente do tutor, e se são instrumentos de suporte que contribui para o processo de ensino aprendizagem;como a utilização do plano de tutoria pode aumentar a qualidade das interações que contribui para a melhoria do processo de ensino aprendizagem; Identificar as dificuldades encontradas pelos tutores, na interpretação das informações contidas dentro do plano de tutoria e se são acompanhadas pelos professores; Observar as diferenças entre o desempenho do trabalho dos tutores que utilizam e os que não fazem o uso do plano de tutoria. A pesquisa foi realizada com base numa abordagem qualitativa de cunho exploratório, na qual a coleta de dados aconteceu a partir da aplicação de um questionário realizado com vinte quatro tutores online vinculados a UAB. Onde a coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2015.Constatou-se que é preciso compreender a importância e a função que o plano de tutoria exerce para o bom andamento do trabalho do tutor, pois minimiza as dificuldades, além de organizar a ação pedagógica do mesmo na condução do seu trabalho.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.