JOGOS E SOFTWARES EDUCATIVOS: RECURSOS DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA

Aline Oliveira de Castilhos, Silvana Corbellini

Resumo


Esta pesquisa apresenta a descrição de uma intervenção psicopedagógica com utilização a de jogos e softwares educativos realizada com uma estudante do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de um município do RS, que demonstrava dificuldades em seu processo de alfabetização. O tema norteador deste trabalho encontra-se na área de estudos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e das dificuldades de aprendizagem na alfabetização. O problema a ser respondido foi como os jogos e softwares educativos podem contribuir para a superação de dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de uma aluna do primeiro ano do Ensino Fundamental em processo de alfabetização? A hipótese do trabalho é que os recursos de som e imagem disponíveis nos softwares educacionais, bem como seu aspecto lúdico e interativo despertam o interesse dos alunos, potencializando a aprendizagem e contribuindo para a superação dessas dificuldades. A metodologia foi o estudo de caso e os dados foram analisados qualitativamente, embasados por teóricos das áreas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista e de observações. Os resultados da intervenção constataram que os jogos e softwares contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, bem como diferentes habilidades cognitivas indispensáveis à alfabetização, pois a aluna, sujeito da pesquisa, manifestou avanços significativos nesses aspectos no decorrer de seu processo de aprendizagem.

 


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