INCORPORAÇÃO DAS TICS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

Edilândia Rios de Oliveira Araújo, Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé

Resumo


A escola, espaço condicionado pelas alterações decorrentes do seu tempo, precisou aderir às mudanças frente às tecnologias de comunicação e informação que trazem um novo modelo de linguagem capaz de integrar o computador a sua realidade e instiga professores e alunos a entendê-la como organização que possa instaurar novos tempos, e formar cidadãos aptos a lidar com os avanços tecnológicos e novas formas de ensino e aprendizagem a que serão expostos. Na busca por maiores conhecimentos sobre o reflexo do trabalho docente e a maneira como o conteúdo é significado pelos alunos, este ensaio teórico objetiva refletir sobre o uso e impacto das tecnologias de informação e comunicação indicadas como ferramentas potencializadoras do processo de ensino–aprendizagem, sobretudo da disciplina de Biologia, ao passo que contribui para facilitar o entendimento sobre as TICs e em como seu uso pode contribuir para o sucesso no contexto escolar e, consequentemente, fora dele. É importante dizer que a escola precisa adequar-se à realidade dos alunos, pensando na perspectiva de um currículo que garanta uma aprendizagem contextualizada e significativa. Dessa forma, o resultado será uma geração mais autônoma na construção da sua própria aprendizagem. Aos professores, cabe discutir maneiras de trabalhar tais tecnologias de forma que o aluno consiga entender os significados e a partir disso, ultrapassar as barreiras que torna o ensino tão decadente. O uso das TICs como instrumentos de ensino e aprendizagem, potencializando habilidades e competências, pode ser um caminho capaz de fazer com que haja possibilidades de alavancar o que é necessário, integrar teoria à prática e prosseguir em tempos de ensino democrático e de qualidade a todos.


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