ELEMENTOS DE ANÁLISE EM MULTIMODALIDADE: CONTRIBUIÇÕES AO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO (MDI) PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

Marilene Assis Mendes

Resumo


O avanço tecnológico digital tem proporcionado mudanças significativas nos modos de comunicação entre as pessoas. Para além das transposições dos limites de tempo e espaço, as formas de interação também foram significativamente alteradas. Hoje elas podem ocorrer através de diversos dispositivos e com a utilização de linguagens múltiplas – a multimodalidade. Essas transformações atravessaram os diferentes contextos sociais, bem como o educacional. O uso da multimodalidade já ocorria, por exemplo, no livro didático, porém de uma forma tímida – ou por impossibilidade de recursos ou por uma hegemonia da modalidade escrita da língua. Nesse sentido, investigamos a multimodalidade em um material didático impresso (MDI) de um curso em Educação a Distância (EAD) a partir de alguns elementos com base na “Gramática do design visual” de KRESS; VAN LEEUWEN (2006). Os objetivos desta pesquisa foram: apresentar principais elementos de análise em multimodalidade, a partir da base teórica citada; e identificar a presença da multimodalidade nesse MDI. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, que ocorreu através da análise de módulos elaborados para um curso em EAD. Como suporte teórico, partimos das reflexões sobre MDI para a EAD de PRETI (2009) e VIDAL (2014); utilizamos o conceito de textos multimodais de DIONÍSIO (2007) e ROJO (2012); e para a análise dos módulos, que foi realizada com base na “Gramática do design visual” de KRESS; VAN LEEUWEN (2006), baseamo-nos em VIEIRA; SILVESTRE (2015), que tratam dos elementos de análise em multimodalidade. Como considerações podemos citar a especificação de elementos que podem contribuir quando da elaboração e análise do MDI para a EAD e pouca utilização da multimodalidade no MDI para a EAD. Contudo, ressaltamos que quando presente ela pode enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos dessa modalidade de educação.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.