TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA DA UFSCAR: CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DA FORMAÇÃO DOCENTE.

Mônica Pereira, Ester Buffa, Marilda da Silva

Resumo


O presente trabalho é resultado da pesquisa que teve como objetivo descrever as trajetórias escolares dos grupos de estudantes do curso de Pedagogia presencial (diurno, noturno) e a distância, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), observando em que medida elas se relacionam, identificam-se ou distinguem-se, para que se possa compreender o conteúdo de cada trajetória à luz da especificidade da certificação pela qual responde o curso de Pedagogia. A pesquisa foi desenvolvida por meio da coleta de dados de fontes documentais, aplicação de questionários e, também, por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram da primeira etapa da investigação 184 estudantes (39, presencial diurno; 42, presencial noturno; 103, a distância) e da segunda etapa 18 estudantes (6, presencial diurno; 6, presencial noturno; 6, a distância). A pesquisa é descritivo-analítica, tendo como principal referencial teórico de análise os estudos de Pierre Bourdieu, sobretudo as noções de habitus, capital cultural, econômico e social. Os resultados da pesquisa fornecem elementos sobre a formação docente e as expectativas de atuação profissional dos estudantes. A comparação entre as trajetórias dos grupos permitiu compreender como as práticas sociais, as práticas econômicas, as práticas profissionais e a herança cultural herdada pela família podem interferir nas trajetórias escolares dos estudantes e, consequentemente, no processo de tomada de decisão pela escolha do curso superior.


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