O USO DOS RECURSOS E FERRAMENTAS DAS MÍDIAS SOCIAIS DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR

Nelson Moreira Leite

Resumo


O USO DOS RECURSOS E FERRAMENTAS DAS MÍDIAS SOCIAIS DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR

 

Nelson Moreira Leite,

nelsonsoueu@gmail.com

 

NEAD/UFSJ (Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal de São João Del Rei.

RESUMO

Este estudo tem como objetivo principal analisar se os alunos do 5o ao 9o ano das escolas públicas, da cidade e do estado de São Paulo, utilizam as ferramentas da internet e mídias sociais para produzir ou fomentar conhecimentos através de uma educação empreendedora a partir dos conteúdos propostos em sala de aula. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa empírica realizada em quatro escolas de ensino fundamental e médio. Trata-se de uma pesquisa por amostra exploratória com alunos de escolas públicas municipais e estaduais e uma escola particular, todas localizadas no município de São Paulo. Dentre as escolas estaduais uma pertence ao sistema ETEC (ESCOLAS TÉCNICAS DE ENSINO MÉDIO). Utilizando o Estudo de caso como procedimento metodológico, este trabalho se concentrou em duas amostras específicas de estudantes do ensino público municipal e estadual, regularmente matriculados no 6o e 9o ano respectivamente. Os resultados obtidos demonstraram que, apesar de os alunos estarem "antenados" e "ligados" socialmente às mídias e ferramentas tecnológicas que a sociedade de consumo proporciona, não há produção de conhecimento de forma empreendedora.

Palavras-chave: educação, tecnologia, empreendedorismo.

Abstratc

HE USE OF THE RESOURCES AND TOOLS OF SOCIAL MEDIA INSIDE AND OUTSIDE THE SCHOOL ENVIRONMENT

 

Nelson Moreira Leite

nelsonsoueu@gmail.com

 

NEAD/UFSJ (Center for distance education of the Federal

University of São João Del Rei

.

 

SUMMARY

This study has as main objective to examine whether students from the 5th to the 9th year of the public schools of the city and the State of São Paulo, using the internet and social media tools to produce or promote knowledge through entrepreneurial education from the proposed content in the classroom. The methodology used in this study was the empirical research conducted in four elementary and middle schools. It is a search for exploratory sample with students of municipal and State public schools and a private school, all located in the city of

São Paulo

. One of the State schools a belongs to the system ETEC (TECHNICAL HIGH SCHOOLS). Using the case study as methodological procedure, this work focused on two specific samples of municipal public school students and State, enrolled in the 6th and 9th year respectively. The obtained results demonstrated that, although students are "Midnight Madness" and "connected" socially at media and technology tools that the consumer society provides, there is no knowledge of entrepreneurial production.

 

Keywords: education, technology, entrepreneurship.

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.