EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO ENSINO MÉDIO: QUESTÕES ALTERITÁRIAS E DIALÓGICAS NO EDMODO

Aguinaldo Gomes de Souza

Resumo


Esta pesquisa é constituída por um corpus composto por discursos recortados que estão alocados dentro de um mesmo espaço de interlocução (uma rede social educacional) e tem por objetivo analisar e descrever as relações alteritárias que se estabelecem dentro de um sistema de ensino-aprendizagem aberto e flexível. A rede em questão trata-se do sistema educacional Edmodo. Além desse recorte temático, nosso recorte temporal volta-se para os idos de 2016, mais especificamente a partir de 09 de abril de 2016 até 09 de maio de 2016, período em que, para coleta do corpus, atuamos como observador participante em uma turma de ensino médio. Como aporte teórico, tomamos os escritos dos filósofos Bakhtin, Lévinas e Heidegger. Sendo os dois primeiros consultados no que concerne ao tratamento dado para as questões inerentes a alteridade (é na relação com o outro que o sujeito dialógico se constitui) e o terceiro consultado quando tratamos da questão do ser. Nessa direção, verificamos que há nesses ambientes de interação híbrida certa ausência de simetria o que facilita, em certo sentido, as interações e a construção do saber por parte do ser em processo de devir. Na filosofia, tanto o processo do ser quanto o ser enquanto processo vai de encontro a ancoragem fundante do ser imóvel. Desse modo, o ser está sempre em eterno processo de ir sendo, de transformasse. Assim, concluímos que as relações que se desenvolvem nestes ambientes são acima de tudo relações exotópicas e cronotópicas que perpassam vários níveis e se ancoram na alteridade e na dialogia.


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