POTENCIAIS DE USO DO PODCAST PARA A MELHORIA DA EXPRESSÃO ORAL DISCENTE

Eugênio Paccelli Aguiar Freire

Resumo


Embora na atualidade a tecnologia educacional encontre-se largamente inserida na Escola, ainda assim a fala em sala de aula constitui-se como meio central das práticas pedagógicas. A pouca atenção ao desenvolvimento da expressão oral entre os discentes, contudo, indica ser patente na educação formal do Brasil. Nesse cenário, as características produtivas e distributivas do podcast, tecnologia de oralidade distribuída sob demanda, sugerem que aquele, em virtude de seu baixo custo e simplicidade técnica, pode servir ao aprimoramento das práticas orais na escola. Diante dessa circunstância, o presente estudo, oriundo da tese Podcast na educação brasileira: natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação, visa investigar o pressuposto levantado, a fim de desvelar os potenciais do podcast no direcionamento supracitado. Para isso, a viabilidade da utilização de tecnologias para o desenvolvimento da oralidade escolar será examinada a partir de uma análise histórica da incursão do rádio no âmbito abordado. Os resultados de tal procedimento serão, posteriormente, relativizados às particularidades pedagógicas do podcast, a fim de analisar-se as especificidades tecnológicas dessa tecnologia no universo oral investigado, propiciando, assim, o levantamento das potencialidades abordadas neste artigo. Ao final, constatou-se que o podcast indica reunir condições para propiciar que o trabalho escolar oral alcance novos patamares, oferecendo aos alunos novas oportunidades para o desenvolvimento da oralidade.


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