AVALIAÇÃO DE POLOS DE APOIO PRESENCIAL DE EAD UM ESTUDO COMPARADO

Augusta Fagundes, Aldenir Aparecida da Silva Santos, Cristiane das Graças Oliveira, Simone Gomes da Costa

Resumo


Este trabalho tem como objetivos apresentar uma análise geral sobre os polos de apoio presencial das cidades de Confins, Jaboticatubas e Porteirinha (MG), usando como instrumento de avaliação os “Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância” (2007). Através da pesquisa exploratória, comparou-se a realidade dos polos com as exigências presentes na legislação, onde constatou-se a fragilidade de muitos quesitos como: a falta de uma estrutura mínima; interferência política demasiada; ausência de investimentos, devido à situação precária dos municípios, ausência de capacitação dos professores e tutores que ali trabalham e a falta de participação das IES ali instaladas e, também da SEED/MEC. O que acaba prejudicando a oferta de uma educação de qualidade! Espera-se com esse estudo contribuir para um melhor entendimento das carências e necessidades dos polos pesquisados expondo, assim, os principais desafios enfrentados pela rede CAPES/UAB para seu funcionamento, implementação e gerenciamento através dos dados coletados. Afinal, para se ter um ensino de qualidade é necessário que as instituições de Educação a Distância ofereçam transparência, confiabilidade, agilidade, objetividade, ampla participação da comunidade universitária no processo avaliativo, respeitando às diferentes modalidades da avaliação da aprendizagem que são essenciais em cada área de ensino.

Palavras–chave: Polo de EaD – Demandas – Avaliação interna e externa

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