O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A ANÁLISE DA RELAÇÃO TUTOR-ALUNO PELA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Katia Duarte Magalhães, Jefferson Mercadante, Laudicéia Gildo

Resumo


Este trabalho teve por objetivo geral buscar identificar - a partir da educação humanista de Paulo Freire, se o conhecimento sobre teorias da aprendizagem, pode ser importante para a atuação do tutor virtual, entendendo que esse é um dos principais atores em educação à distância. Está entre os objetivos específicos listar as competências necessárias aos tutores virtuais e apontar alguns dos principais conceitos da abordagem de aprendizagem de Paulo Freire e buscar saber se esses conceitos são aplicados na formação do tutor. Esse trabalho se desenvolveu através de estudo bibliográfico e da aplicação de uma pesquisa online - para tutores de instituições públicas e privadas. O questionário foi elaborado e postado online para tutores de instituições públicas e privadas  e procurou identificar se os tutores conhecem as teorias pedagógicas de Paulo Freire e até que ponto, na opinião deles, a teoria de Freire tem relação com a educação a distância; se a teoria poderia ser importante para a ação do tutor virtual de educação a distância. A pesquisa de campo mostrou que treinamento e programas de formação aumentam a competência dos tutores permitindo assim que os alunos de educação a distância se expressem, criem e aprendam.  A pesquisa revelou ainda que os tutores se entendem como agentes transformadores.

 


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