TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Wellington Oliveira, Márcia Luana Gonzalez Correa, Cátia Alves Oliveira

Resumo


Ao longo dos anos, o processo de ensino e aprendizagem tem evoluído no que se refere à disseminação dos conhecimentos. Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas em favor da educação. Atualmente, a relação entre professores e alunos não é mais dependente de presença física, isto é, a distância que antes era um problema e dificultava o ensino, hoje é suprida pelo uso das tecnologias computacionais. Para a educação a distância, diversos sistemas computacionais de apoio foram desenvolvidos e são constantemente melhorados, de forma a implementar os conceitos do processo de ensino e permitir a interação online de professores e alunos com a mesma qualidade da interação presencial. Estes sistemas são denominados Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Este artigo tem por objetivo abordar a análise da eficiência das ferramentas destes ambientes virtuais na modalidade de ensino a distância. A metodologia da pesquisa é caracterizada como exploratória qualitativa com análise documental. A coleta de dados deu-se por meio de questionário estruturado e posterior análise dos dados. Os resultados mostraram que o AVA supri todas as necessidades pedagógicas para que o processo de ensino aconteça, inclusive de forma mais organizada e confiável. Em contraponto, exige um nível alto de autodisciplina, ou seja, exige autonomia por parte do aluno para que não haja perda de prazos de realização de atividades on-line, bem como a correta administração do tempo e qualidade de estudo.

 


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