TECNOLOGIAS, CURRÍCULO E LETRAMENTO DIGITAL: PROPOSTAS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Mariana dos Reis Alexandre, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


As tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, modificando comportamentos e estilos de vida. Essas mudanças também podem ser percebidas na educação escolar. Porém, nas escolas públicas, algumas vezes, a articulação das tecnologias ao currículo escolar fica restrita a aulas eventuais e até mesmo descontextualizadas, sendo que desta forma causam dúvidas aos docentes em por que, como e quando utilizá-las. Assim, esta pesquisa para Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, está em andamento e mediante o contexto em que vivemos nas escolas, nos questionamos como acontece o letramento digital dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental diante de inúmeras dicotomias: cobrança que o professor recebe dos alunos; da gestão; do sistema. Neste sentido, pensamos nas possibilidades de articulação das tecnologias ao currículo de modo transversal. Para tanto, estabelecemos como objetivo geral proporcionar situações de articulação das tecnologias ao currículo escolar que contribuam para o processo de letramento digital. Para alcançar tal objetivo, utilizaremos as contribuições da pesquisa qualitativa, em específico do estudo de caso e serão etapas do trabalho: 1) estudos teóricos; 2) construção de uma sequência didática a qual articule tecnologias e o currículo oficial do Estado de São Paulo, tendo como suporte o Currículo+; 3) aplicação dessa sequência didática com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental; 4) descrição e categorização dos dados; 5) análise e interpretação dos resultados; 6) organização da sequência didática em formato de guia didático para divulgação. Contudo, esta é uma pesquisa em andamento, portanto as considerações que faremos ao final deste trabalho ainda são incipientes.


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