EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

ÁLAZE GABRIEL DO BREVIÁRIO

Resumo


O artigo busca refletir sobre a história da Educação à Distância (EAD). Tem como objetivo apresentar a história da Educação à Distância, focando nos principais aspectos de cada uma suas gerações, buscando, desse modo, descobrir as metodologias que propulsionaram a sua evolução. Para tanto, utilizou-se as seguintes metodologias: o método crítico-dialético como o seu eixo epistemológico de investigação, historicizando tal temática nos campos cívico, moral, econômico, tecnológico, científico e político da vida humana; o método hipotético-dedutivo como o seu eixo lógico de investigação, partindo da hipótese de que o desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação provocado pelas grandes Revoluções Industriais e Tecnológicas possibilitaram, a priori, não apenas o processo ensino-aprendizagem a distância, mas também, a posteriori, de forma aberta, híbrida, integrada e flexível; e, como eixo técnico de investigação, foi utilizada a base procedimental observacional não participante, realizando-se um levantamento bibliográfico com base em pesquisadores renomados do tema como Moore e Kearsley (2007), Maia e Mattar (2007), e Niskier (2000), dentre outros autores. Conclui o advento de tecnologias de comunicação à distância, oriundos das revoluções industriais, tais como o telefone e os correios, aliado ao avanços nos meios de transporte, como o carro, o trem, depois o avião, permitiu o desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos mais versáteis e práticos para o processo ensino-aprendizagem, enfim, o avanço gradual e ininterrupto da Educação à Distância; conclui também que a combinação de diferentes desses recursos, como, por exemplo, aulas por materiais impressos, fitas de áudio e vídeo, aulas por telefones, etc., é que propiciaram sistemas globais de aprendizagem tais como o Projeto AIM e as Universidades Abertas (UA).

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