Recursos Educacionais Abertos no Ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Investigando suas Possibilidades

Rodolfo Fortunato de Oliveira, Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo


Por meio de observações durante a prática docente nas aulas de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, ficou evidente que os alunos quando ingressam no sexto ano do ensino fundamental, ao trabalharem com o assunto de astronomia, baseiam-se em explicações do senso comum. Sabemos que esse assunto faz parte do currículo oficial para o quarto ano do ensino fundamental e, portanto, deveria haver conhecimento científico sobre o tema. Assim, o objetivo geral dessa proposta de pesquisa é investigar como é trabalhado o conteúdo de astronomia com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, em especial o conceito de dia e noite, e a possibilidade do uso de recursos educacionais abertos como metodologia. São, portanto, etapas do trabalho: 1) estudos teóricos; 2) levantamento de concepções prévias dos alunos sobre a temática (pré-teste); 3) construção de uma sequência didática sobre o tema com o uso de recursos educacionais abertos a ser aplicada em conjunto com as ações do projeto já desenvolvido; 4) levantamento dos conceitos dos alunos sobre a temática após a aplicação da sequência didática (pós-teste); 5) descrição e categorização dos dados; 6) análise e interpretação dos resultados. Por estar em fase inicial, acreditamos que o uso de recursos abertos será uma ferramenta relevante no processo de aprendizagem de modo a contribuir na construção do conhecimento científico dos alunos.


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