Tecnologias digitais de informação e comunicação: formação continuada para professores dos anos iniciais da educação básica

Kleiton Ramires Pires Bezerra, Walter Guedes da Silva

Resumo


Este relato de experiência se insere na Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Manoel Inácio de Souza, no Estado de Mato Grosso do Sul, capital Campo Grande, com vista a analisar a utilização do software HagáQuê, na formação continuada do corpo docente − professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, 1º ao 5º anos. Tem como objetivo verificar como ocorre o processo de apropriação e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas escolas, em específico, analisar como se procedeu à utilização desse software nessa formação continuada, que teve como objetivo, orientar os professores sobre como utilizar programas tecnológicos didáticos para ser utilizado em sala de aula. Além disso, o presente estudo pretendeu contribuir na divulgação das pesquisas sobre essa temática; auxiliar na produção de novos trabalhos da área e na formulação de estratégias de intervenção para a modificação das problemáticas sobre o assunto. Para isso, foi utilizada a abordagem técnica-metodológica qualitativa, em estudo de caso, com o uso da transcrição das falas dos participantes, conforme as considerações de Bogdan e Biklen. A fundamentação teórica possui características baseadas em autores como, Libâneo; Demo; Bastos; tanto na sua estrutura conceitual, quanto nas análises. Conclui-se que, conforme os dizeres dos participantes e a percepção do interesse deles sobre o assunto, que possivelmente houve a compreensão por eles do potencial pedagógico dessas tecnologias, pois, desde então, eles a utilizam, constantemente, no seu fazer pedagógico.

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